Aviso de Privacidade
OBJETIVO
O Aviso de Privacidade do Grupo Financeiro Bmg tem como objetivo oferecer transparência aos titulares de dados sobre como seus dados são tratados.
O Grupo Financeiro Bmg realiza atividades de tratamento de dados de acordo com as disposições previstas na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) n° 13.709/2018.
INTRODUÇÃO
O Grupo Financeiro Bmg preza pela excelência em seu atendimento, preocupando-se com sua privacidade e com a segurança de seus Dados Pessoais. Por esta razão, e para garantir maior transparência, apresentamos o nosso Aviso de Privacidade para que os usuários e titulares de dados possam ser informados sobre como tratamos os seus dados pessoais, além de:
- i) reforçar o nosso compromisso com a privacidade e segurança do tratamento de Dados Pessoais;
- ii) explicar, de maneira simples, objetiva e transparente, quais Dados Pessoais são coletados e tratados pelo Bmg e para quais finalidades;
- iii) indicar com quem seus Dados Pessoais podem ser compartilhados e quais os recursos disponíveis para que você possa fazer a gestão de seus Dados Pessoais;
- iv) apresentar como protegemos seus Dados Pessoais.
Para fins deste Aviso de Privacidade, o Grupo Financeiro Bmg, ou simplesmente Bmg, inclui o Banco Bmg S.A. e as demais sociedades coligadas, controladoras ou controladas, direta ou indiretamente, isolada ou conjuntamente com terceiros, pelo Banco Bmg S.A., no Brasil e no exterior.
Acesse esta página https://bancobmg.mzweb.com.br/estrutura-societaria para consultar a relação atualizada.
Quais dados pessoais são utilizados pelo Grupo Financeiro Bmg?
As atividades de tratamentos de dados são realizadas através de informações fornecidas pelos titulares de dados, diretamente ou por meio de permissão de acesso. A seguir, temos alguns exemplos de categorias de dados pessoais:
- Dados cadastrais e de identificação: Dados pessoais como nome, endereço, qualificação pessoal e demais informações para preenchimento de cadastros e formulários;
- Dados de produtos: Dados pessoais relacionados às funcionalidades e aos serviços adquiridos pelo Grupo Financeiro Bmg, dados de seguro, apólices, benefícios entre outros;
- Dados de transações: Dados relacionados às transações e operações realizadas através dos diversos serviços disponíveis nas plataformas digitais, como, por exemplo, informações de movimentações bancárias, tipos, valores entre outros;
- Dados biométricos: Informações relacionadas à biometria utilizadas no processo de formalização da contratação de produtos, como, por exemplo, o envio de fotografias para validação da biometria facial, com o objetivo de mitigar possíveis fraudes durante a contratação
- Dados fornecidos através de parcerias realizadas com outros agentes de tratamento do mercado, para oferecer produtos e serviços com o objetivo de melhorar a experiência dos clientes;
- Dados coletados através do sítio eletrônico ou dispositivos de navegação, tais como correio eletrônico (e-mail, aplicativos e canais de comunicação como WhatsApp), endereço IP e informações sobre sua navegação, além de dados coletados;
- Em algumas contratações de produtos, é realizada uma gravação de vídeo para garantir mais segurança ao titular e reduzir riscos de fraude. Nesses casos, pode ser solicitada uma formalização por meio de chamada de vídeo, oque pode levar a coleta de imagens do titular.
Por que coletamos e realizamos o tratamento desses dados pessoais?
É necessário realizar o tratamento de dados para cumprimento regulatório conforme a finalidade pretendida e disposta no art. 55 da Lei Geral de Proteção de Dados. A seguir, apresentamos as principais atividades de tratamento de dados pessoais realizadas pelo Grupo Financeiro Bmg, com bases legais aplicáveis.
Referente aos potenciais clientes, destacamos que o Grupo Financeiro Bmg realiza o tratamento dos dados pessoais sempre em conformidade com as regras e diretrizes da LGPD. Desse modo, apresentamos abaixo, de forma não exaustiva e meramente exemplificativa, algumas das principais hipóteses legais e finalidades consideradas no tratamento de seus dados, caso você ainda não seja um cliente:
BASE LEGAL | FINALIDADES NÃO EXAUSTIVAS |
---|---|
Consentimento | 1. Realização de inscrições em eventos promovidos ou realizados pelo Bmg ou por outras instituições em parceria com o Bmg |
Procedimentos preliminares ao contrato | 1. Obtenção de informações sobre os produtos e serviços oferecidos pelo Bmg; 2. Envio de proposta e materiais previamente à contratação. |
Execução de contrato | 1. Contratação de produtos ou serviços fornecidos pelo Bmg. |
Legítimo interesse | 1. Realização de ações de marketing e outras comunicações emitidas pelo Bmg, incluindo o envio de ofertas de produtos e serviços via mídias sociais, SMS, WhatsApp e/ou e-mail; 2. Realização de pesquisas de satisfação. |
Proteção ao crédito | 1. Consulta em órgão de proteção ao crédito; 2. Análise do perfil do potencial cliente. |
A tabela abaixo informa, de forma exemplificativa e não exaustiva, algumas finalidades e bases legais para clientes que adquiriram produtos e/ou serviços oferecidos pelo Grupo Financeiro Bmg:
PRODUTO/SERVIÇO | DADOS PESSOAIS EXEMPLIFICATIVOS | FINALIDADES NÃO EXAUSTIVAS | BASE LEGAL |
---|---|---|---|
CONTA DIGITAL | Nome completo, RG, CPF/CNPJ, data de nascimento, endereço, telefone, e-mail, nacionalidade, foto/selfie, foto do documento de identificação. | 1. Realização de seu cadastro e atualização de seu cadastro; 2. Abertura e movimentação de contas; 3. Contratação dos Serviços e operacionalização dos serviços contratados. 4. transações via Pix, Pix Saque, Pix Troco. |
1. Execução de contrato ou de procedimentos preliminares relacionados a contratos. 2. Cumprimento de obrigação legal ou regulatória. 3. Proteção do crédito. |
CARTÃO DE CRÉDITO CONSIGNADO (BMG CARD, CARTÃO BENEFÍCIO) | Nome completo, RG CPF/CNPJ, data de nascimento, endereço, telefone, e-mail, nacionalidade, filiação, foto do documento de identificação, dados de benefício, contracheque, informação sobre representante legal, margem consignável disponível, dados bancários. |
1) Fornecer e aperfeiçoar os produtos e serviços dos cartões de crédito consignados; |
1) Execução de contrato ou de procedimentos preliminares relacionados a contratos. |
EMPRÉSTIMOS | Nome, RG, CPF, data de nascimento, nacionalidade, naturalidade, município, estado civil, filiação, endereço, e-mail, renda, contracheque, contrato, matrícula e dados bancários. |
1) Fornecer e aperfeiçoar os produtos e serviços de empréstimos. |
1) Execução de contrato ou de procedimentos preliminares relacionados a contratos. |
CARTÕES | Nome Completo, RG, CPF, data de nascimento, nacionalidade, filiação, naturalidade, e-mail, foto do documento de identificação. |
1) Fornecer e aperfeiçoar os produtos e serviços de cartão. |
1) Execução de contrato ou de procedimentos preliminares relacionados a contratos. 2) Cumprimento de obrigação legal ou regulatória. 3) Proteção do crédito. 4) Legítimo interesse. |
INVESTIMENTOS | Ex.: Nome, RG, CPF, data de nascimento, nacionalidade, naturalidade, estado civil, filiação, nome e CPF do cônjuge, se houver, endereço, telefone, e-mail e renda. | 1) Fornecer e aperfeiçoar os produtos e serviços de investimento. 2) Possibilitar a escolha, receber, processar, executar e validar a contratação do investimento. 3) Oferta de produtos do Bmg. |
1) Execução de contrato ou de procedimentos preliminares relacionados a contratos. 2) Cumprimento de obrigação legal ou regulatória. 3) Legítimo interesse. |
Como funciona a coleta de cookies em nossas plataformas digitais?
O Grupo Financeiro Bmg utiliza em seu site a tecnologia de cookies com o objetivo de melhorar a performance de sua plataforma para seus titulares de dados.
Cookies são pequenos arquivos de texto armazenados no dispositivo do usuário, que podem ser do tipo de sessão (expiram ao fechar o navegador), do tipo persistente (ficam armazenados até serem apagados). Além disso, podem ser próprios (definidos pelo próprio site) ou de terceiros (definidos por parceiros).
Coletamos dados de navegação para melhorar a experiência e personalização dos serviços oferecidos para você.
Tipos de Cookies utilizados em nossas plataformas digitais:
Estritamente necessários | essenciais para funcionamento da plataforma. Não podem ser desativados. |
---|---|
Publicidade | mostram anúncios personalizados com base em interesses. |
Redes sociais | permitem compartilhamento de conteúdo e rastreamento de navegação. |
Desempenho | ajudam a entender uso e popularidade das páginas. Coleta é anônima. |
Funcionalidade | oferecem personalização e recursos extras. |
Segurança | monitoram atividades suspeitas e protegem dados do usuário. |
O usuário pode configurar as preferências de cookies na plataforma. No entanto, a recusa de certos cookies pode limitar funcionalidades. Cookies estritamente necessários não podem ser desativados.
Com quem podemos compartilhar seus dados pessoais?
Podemos, eventualmente, compartilhar seus Dados Pessoais com terceiros e/ou parceiros de negócios de acordo com as finalidades abaixo descritas.
O compartilhamento é feito estritamente na medida necessária e seguindo padrões rígidos de segurança e confidencialidade, sempre respeitando e fazendo com que os terceiros respeitem a confidencialidade de suas informações.
Sempre que compartilhamos Dados Pessoais, nós nos esforçamos ao máximo para certificar que as instituições receptoras dos seus Dados Pessoais:
- recebam apenas as informações estritamente necessárias;
- estejam em conformidade com a legislação aplicável sobre privacidade e proteção de Dados Pessoais; e
- possuam, no mínimo, o mesmo nível de proteção de Dados Pessoais adotado por nós.
Podemos compartilhar seus dados eventualmente com terceiros e/ou parceiros de negócios de acordo com as finalidades abaixo descritas.
- Prestadores de Serviços e Parceiros de Negócios: Podemos compartilhar seus dados de cadastro, de dispositivo e/ou informações de histórico financeiro (inclusive dados biométricos, quando aplicável e de acordo com a base legal adequada) com parceiros de negócios e prestadores de serviço contratados pelo Bmg, incluindo correspondentes bancários, agências de crédito, banco de dados de crédito, bureaus de dados e outras agências de dados, bem como acesso ao Sistema de Informações de Crédito do Banco Central do Brasil - SCR, para, de forma não exaustiva e exemplificativa, realizar as seguintes atividades:
- Terceiros como Entidades de Proteção de ao crédito, Agências de Cobranças dentre outros: Podemos compartilhar seus dados de cadastro, informações de histórico financeiro e outras informações do Cliente, com terceiros, como, mas não se limitando a entidades de proteção ao crédito e agências de cobrança.
- Autoridades Judiciais, Policiais, Regulatórias ou Governamentais ou outros terceiros com quem nós sejamos obrigados por lei, noma regulatória ou ordem judicial, administrativa ou arbitral a compartilhar dados pessoais: Podemos compartilhar seus dados de cadastro, de seu dispositivo e informações de histórico financeiro com autoridades judiciais, policiais, regulatórias, governamentais ou qualquer outro terceiro com quem o Bmg seja obrigado a compartilhar os dados por lei, normativos de órgãos reguladores, decisões judiciais, administrativas ou arbitrais, na medida do permitido em lei.
- Empresas de Auditorias: Podemos dar acesso aos seus Dados Pessoais a empresas de auditoria.
- Empresas Envolvidas em Operações Societárias: Podemos compartilhar seus Dados Pessoais com as empresas envolvidas em operações societárias, tais como fusões e aquisições.
- Empresas do mesmo Grupo Econômico (Grupo Financeiro Bmg): Podemos compartilhar seus Dados Pessoais com outras empresas do Grupo Financeiro Bmg.
- Instituições Participantes do Open Finance e Parceiros Relacionados: Podemos receber ou compartilhar seus Dados Pessoais com instituições participantes do Open Finance e seus parceiros vinculados, quando devidamente autorizado por você, para viabilizar os serviços oferecidos pelo Bmg. Para mais informações sobre o Open Finance, acesse https://www.bancobmg.com.br/open-banking/
- Instituições autorizadas pelo Bacen, para atendimento da Resolução Conjunta Nº 6 de 23 de maio 2023 (“Resolução Conjunta Nº 6”): No âmbito da Resolução Conjunta nº 6 do Banco Central do Brasil (“BACEN”), com a finalidade de subsidiar os procedimentos e controles do Bmg para prevenção a fraudes, neste ato Você declara ter ciência que o Bmg realizará o tratamento e compartilhamento dos seus dados pessoais aqui fornecidos, bem como suas informações sobre operações e movimentações financeiras junto ao Bmg, se existentes, nas quais sejam constatados indícios de ocorrências ou tentativas de fraude identificadas pelo Bmg. Os dados e informações serão compartilhados com as instituições autorizadas pelo BACEN em sistema eletrônico devidamente autorizado por esta autarquia.
- Acesse a versão
Como ocorre a Transferência Internacional de Dados?
Para cumprir as finalidades descritas nestes Termos, o Bmg pode compartilhar seus dados pessoais com empresas parceiras, prestadores de serviços (inclusive serviços em nuvem), ou fornecedores. Alguns desses parceiros podem estar em outros países, como os Estados Unidos.
Alguns casos em que poderá haver transferência internacional de dados são para:
- Realizar operações internas;
- Armazenar e analisar dados em redes confiáveis e seguras de nuvem.
Fique tranquilo, o Bmg realizará a transferência internacional de dados nos estritos limites autorizados pela LGPD e somente compartilhará seus Dados Pessoais com terceiros que estejam localizados em países que proporcionem o grau de proteção de Dados Pessoais previstos na LGPD.
Se os seus Dados Pessoais forem transferidos para outro país, pelo Bmg ou terceiros autorizados pelo Bmg para tanto, durante a prestação dos Serviços ou operação do Bmg, nós (e os terceiros, quando aplicável) adotaremos as medidas exigidas por lei e/ou regulamentação aplicáveis; as medidas contratuais, técnicas e de segurança da informação; bem como as medidas apropriadas e proporcionais, para assegurar que seus Dados Pessoais continuem adequadamente protegidos.
Como ocorre a eliminação de seus dados pessoais?
Dados Pessoais de maneira identificada não são mantidos por mais tempo do que o necessário. Ou seja, nós mantemos os Dados Pessoais somente nos seguintes casos:
- durante o período em que eles são necessários para a prestação dos serviços;
- para cumprimento das finalidades descritas nestes Termos;
- para cumprimento de obrigação legal ou regulatória (por exemplo: normas relacionadas à prevenção à lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo; de abertura, manutenção e encerramento de conta);
- se necessário, para exercício regular de direito em processos judicial, administrativo ou arbitrais;
- monitoramento de fraudes;
- manter registros de qualquer pessoa que não queira receber publicidade e marketing do Grupo Financeiro Bmg; ou se tivermos alguma outra razão legítima para mantê-los.
Além disso, podemos manter, por períodos maiores, alguns dados de maneira anonimizada, ou seja, sem que tais dados estejam ou possam ser relacionados, de forma direta ou indireta, a você.
Os Dados Pessoais são descartados de acordo com a política de retenção do Grupo Financeiro Bmg, a qual dispõe sobre os procedimentos e prazos de armazenamento e descarte dos dados, que podem variar conforme a natureza das informações e legislações vigentes.
Como armazenamos e protegemos seus dados pessoais?
Preocupado com a segurança e privacidade de seus Dados Pessoais, o Grupo Financeiro Bmg observa e cumpre as normas, princípios e diretrizes das leis de privacidade e proteção de dados e de sigilo bancário. Nós armazenamos seus Dados Pessoais de forma segura, em locais de acesso restrito, pelo prazo previsto na legislação aplicável, e de acordo com a política de retenção de Dados Pessoais elaborada pelo Grupo Financeiro Bmg.
Nós observamos as melhores práticas de mercado para garantir a segurança e privacidade de seus Dados Pessoais, adotando medidas técnicas, administrativas, preventivas e de gestão de riscos cibernéticos para proteger os Dados Pessoais tratados pelo Grupo Financeiro Bmg contra acessos não autorizados, destruição, perda, alteração, comunicação ou qualquer forma de tratamento inadequado ou ilícito.
Quais são seus direitos como titular de dados pessoais?
A LGPD garante para todos os titulares de dados poderá seguir os seguintes direitos:
- Confirmação da existência de tratamento;
- Acesso aos seus Dados Pessoais;
- Solicitação de correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados;
- Anonimização, bloqueio ou eliminação de dados pessoais desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com a LGPD;
- Eliminação dos dados tratados com consentimento, exceto nas hipóteses de conservação de Dados Pessoais previstas no artigo 16 da LGPD;
- Informação das entidades públicas e privadas com as quais nós realizamos o uso compartilhado de dados;
- Informação sobre a possibilidade de não fornecer o seu consentimento e as consequências; Solicitação de revogação do seu consentimento para o tratamento dos seus Dados Pessoais, quando os Dados Pessoais forem tratados com base no seu Consentimento.
- Solicitar a revisão de decisões tomadas unicamente com base em tratamento automatizado de dados pessoais e obter informação dos critérios e procedimentos utilizados, quando aplicável, de forma clara e adequada, nos termos previstos na LGPD.
Você poderá exercer quaisquer dos seus direitos por meio do nosso site https://www.bancobmg.com.br/meusdadosbmg para clientes do Grupo Financeiro Bmg ou através dos nossos canais oficiais de atendimento.
Ao exercer os seus direitos, lembre-se de identificar-se corretamente! Por motivos de segurança, somente poderemos atender à sua solicitação se tivermos certeza da sua identidade. Sendo assim, fique ciente de que poderemos solicitar dados ou informações adicionais para a confirmação da identidade e da autenticidade do requisitante.
Caso haja qualquer incidente de segurança da informação que possa acarretar risco ou dano relevante aos seus Dados Pessoais, o Grupo Financeiro Bmg, nos estritos limites da LGPD, comunicará à ANPD e ao Titular.
Canais de Comunicação do Encarregado de dados
Este Aviso poderá ser modificado a qualquer momento, em razão de alterações legislativas ou em decorrência da atualização de ferramentas tecnológicas ou, quando necessário, a nosso critério. Dessa forma, nos reservamos o direito de, a qualquer tempo, modificar este documento. Mas não se preocupe. Caso isso aconteça, os Titulares serão comunicados por meio de aviso no Aplicativo, Plataforma, e-mail ou por qualquer outro meio de comunicação disponibilizada pelo Grupo Financeiro Bmg. Certifique-se de ler atentamente qualquer aviso desta natureza. Todas as modificações terão efeito imediato e, após divulgadas, a utilização dos canais digitais representará o seu aceite às novas disposições.
Se, após a leitura deste documento, você ainda tiver qualquer dúvida, ou por qualquer razão, precisar se comunicar conosco para assuntos envolvendo a privacidade de seus Dados Pessoais, você poderá entrar em contato pelos nossos canais de atendimento abaixo:
- Encarregado de Proteção de Dados
meusdados@bancobmg.com.br - SAC – 24h todos os dias da semana
0800 979 9099
(reclamações, cancelamento, suspeitas ou denúncias de fraudes e informações gerais) - Deficiente auditivo ou de fala – 24h todos os dias da semana
0800 979 7333
Ligações de telefone especial TDD - Ouvidoria – 2ª a 6ª, das 9h às 18h
0800 723 2044
(Ligações de celular e telefone fixo) - Publicado em: 15/08/2025.
Você poderá acessar a versão anterior deste aviso no link abaixo. https://www.bancobmg.com.br/data/files/DD/B1/45/A5/3CA789100FF76789FE1BE9C2/politica-de-privacidade.pdf